O tratamento endodôntico tem como como norte princípios tais como: limpeza, desinfecção, modelagem e selamento hermético do sistema de canais radiculares.
Um dos maiores desafios ainda é a instrumentação dos canais curvos, conferindo-lhes forma cônica com uma alteração mínima do seu trajeto original, manutenção da posição do forame apical e com sua mínima dilatação (Schilder, 1974).
Limas de aço inoxidável convencionais, devido a rigidez, podem levar a erros de procedimento. A rigidez do instrumento pode ocasionar aberrações no canal como as perfurações, zips e degraus (SERENE et al. 1995, SCHAFER et al. 2003). Com o surgimento de instrumentos com ligas de níquel-titânio (Ni-Ti), por Walia et al. (1988), surgiu a possibilidade de minimizar estes problemas, devido às suas características de maior flexibilidade que os instrumentos de aço inoxidável, exibindo também maior resistência à fratura e pronunciada “memória elástica” (Serene et al. 1995). Os instrumentos rotatórios de Ni-Ti podem efetivamente produzir um
formato cônico, suficiente para a obturação, com o mínimo risco de desvio do canal original (SERENE et al., 1995; WALIA et al., 1998).
É cada vez mais comum o uso de equipamentos rotatórios que permitem o acionamento das limas NiTi através de motores elétricos. Mas, se por um lado estes equipamentos tornou o processo cirúrgico mais rápido, adicionou maior risco de fratura das limas, mesmo as de NiTi.
Um dos fatores que propiciam a fratura de uma lima rotatória é o excesso de torque ao qual esta é submetida. Assim, se o torque puder ser LIMITADO a um valor ao qual uma determinada lima tem sua probabilidade de fraturar bastante reduzida, dentro do tempo de uso preconizado pela técnica e/ou fabricante, diminui-se por consequência o risco de que esta lima venha fraturar durante o preparo endodôntico.
Esta função de limitar o torque máximo ao qual uma lima é submetida está disponível em vários equipamentos rotatórios disponíveis no mercado. Assim, devido à segurança proporcionada pela limitação de torque , vale a pena o investimento em equipamento rotatório de tenha esta função. É importante salientar que o valor de torque deve ser ajustado para cada lima conforme preconizado, em geral, pela técnica, fabricante/sistema. Assim, é importante que o endodontista adquira a forma correta de ajuste da limitação de torque, em equipamentos que possuem esta função, em cursos de especialização, onde professores devidamente gabaritados poderão passar as instruções adequadas.
email: paulojas@gmail.com
(projetos em mecatrônica, eletrônica)